quarta-feira, 1 de abril de 2009

A arte de levar uma tampa

Levar uma tampa. Toda a gente já levou uma (e se disserem que não estão a mentir!). Conhecida por muitos como uma maneira de despachar pessoas indesejadas, é vista por outros como uma arte. Eu desconfio que até haja peritos que se debruçam unicamente sobre esta temática, mas isso levar-nos-ia por outros caminhos.
A questão que se coloca aqui é então a seguinte: porque razão é que levar uma tampa pode ser considerada uma arte? Ora muito bem, há diferentes maneiras de despachar uma pessoa:
1-A chamada técnica do trespasse (defendida por Fernando Alvim)
2-A técnica do “Estou doente, não quero que sofras por minha causa”
3-A célebre frase:”Tu não és o problema…quem o é sou eu.”
4- E mais uma data delas que dependem da originalidade de cada um.
Todas estas artimanhas de certa forma suavizam o acto de deixar alguém de quem já não gostamos, que já não nos diz nada. No fundo até se pode dizer que são formas de compaixão para com a outra pessoa, de maneira a não a fazer sofrer ainda mais. Agora levar uma tampa meus senhores é uma coisa mais a bruta! E tem arte! Sabem porquê? Porque embora se resuma a um simples:” Epah não quero nada contigo. Descola!” faz-nos pensar numa série de coisas ao mesmo tempo: “Mas…mas será que sou chata/o?”, “Será que tenho mau hálito?”, “Não me digas que foi por causa da minha unha encravada!”, “Deixa-me pegar na caçadeira que já te digo!”- enfim; tudo coisas que nos vêm á cabeça no momento. Levar uma tampa deixa-nos estáticos por algum tempo e aí começamos a dar uma volta pela nossa vida, a massacrar-nos e a questionarmo-nos sobre grandes dogmas existenciais (na melhor das situações).
Neste momento sei o que vos está a passar pela cabeça:”Então mas será que ela levou uma tampa?!”. Não têm nada com isso seus curiosos! Limito-me a cumprir as minhas funções de blogueira! E agora se me dão licença vou ali pegar na caçadeira.
Maria João

5 comentários:

Diana disse...

Ainda me has-de contar essa de teres levado uma tampa... Quebraste o juramento solene que fizeste ao aceitar entrar nesta sociedade blogueira. "Juro, nao tentar ter vida amorosa ou social. Aliás juro dedicar toda a minha vida a este maravilhoso blog.", disseste tu naquele linda manha de Primavera... ou seria Outono? Bom, não interessa! Quebraste o juramento e agora serás punida. Muah ah ah ah ah ah! Como? Ainda não sabemos. Nunca nos passou pela cabeça que alguém tivesse tal ousadia.
É verdade a caçadeira está no sotão! Assim poupas-nos trabalho dando um tiro no dedo mais "piqueno" do pé esquerdo. Aquele onde tens um calo.

Aquele abraço Maria

Anónimo disse...

é por textos como estes que eu gosto de ti, killer roberta.
(prefiro nao me por aqui com "cenas" porque ia ser chato!)
mas bom, fica a mensagem: para além de admirar o texto que escreveste, admiro sobretudo o teu sentido de humor ao escrevê-lo. e admiro-te a ti!
apesar de nao nos falarmos há muito.. oh killerzinha, tu já és especial!
olha, beijinhos grandes.

p.s: VAMOS MAZÉ PRÓ BATÔ PÁÁÁÁ!

da tua Nought Antónia!

presidente disse...

É só experiência própria..
Levou tampas em prol do blog, pra depois poder apresentar a sua investigação in loco no blog.

Eric Draven disse...

está na altura de reflectires e aprofundares a bibliografia sobre a arte de "levar-uma-tampa-e-fingir-que-não-se-passou-nada-e-que-até-era-isto-que-eu-queria-faz-já-um-tempo-mas-como-tinha-pena-do-tipo-até-fui-aguentando-o-seu-mau-hálito-e-o-facto-de-ainda-viver-com-a-mãe." (Estes hífens todos deram trabalho! Bolas!)
Boa Sorte e Tudo de Bom!

Maria João disse...

Eric ajudaste-me a ver a luz.
Um bem-haja!