sexta-feira, 20 de junho de 2008

Veni, vidi e fui embora.

Fim do falso patriotismo. Para a semana volta tudo ao normal e já todos querem ser outra vez espanhóis. Mas que ninguém entre em pânico, esta síndrome de patriotismo repentino voltará dentro de dois anos. E nessa altura, durante quinze dias, o português voltará ter orgulho em ser português (e daí talvez não, agora que o grande mentor vai pregar para outras bandas…quem vai proteger os “mininuis”? Quem vai incitar o povo a pendurar bandeiras por todo o lado, mesmo que algumas fiquem ao contrário? Hum? Questões que atormentam esta pobre mente).

Atenção, que fique bem claro que eu apoio a Selecção Portuguesa de Futebol,[1] e que como todos fiquei triste (mas não fiz drama) com a sua eliminação. A verdade é que não preciso de competições europeias/mundiais para ter orgulho no meu país. Parece-me que, o futebol é o ópio do povo, porque ao longo de todos estes dias a julgar pelas noticias transmitidas pelos telejornais, quase nada de relevante aconteceu além da participação da selecção no Europeu de Futebol. E depois existem os directos, os especiais…mas com mil raios, o que é que me interessa a mim saber qual foi o jantar dos atletas e quantos pares de chuteiras tem cada um?


Diana

Nota: Gostaria de agradecer a todos os que colaboraram na escolha do título deste texto. Muito obrigada.


[1] Assim como apoio as selecções de outras modalidades desportivas, os cantores, os escritores, os pintores, os cientistas… que se notabilizam no exterior.

7 comentários:

Anónimo disse...

"Diana"

só digo uma coisa
subiste umas posições na minha escala de consideração


bj

Anónimo disse...

um bom texto que fala verdade...

nós somos assim.evoluidos em poucas coisas e leigos em muitas outras.

ainda hoje me questiono o porquê de não termos a capacidade para ter uma mentalidade como a dos países nórdicos..eu sei que é algo impossível para um povo como um nosso..que se ha-de fazer.

somos repentistas..somos do que nos convém...criticamos tudo e todos..e o que ra bom ontem hoje ja está fora do prazo!

e a tv alimenta o nosso vício por coisas irrelevantes que nós portugueses adoramos devorar diariamente.ja é uma constante..

ja nao há portugal de manha, à tarde e à noite..venham daí as julias e os gouchas mais as telenovelas...smp a bombar!!!!

cαтια. disse...

Concordo plenamente!
E sabes que mais? Fiquei pior que estragada quando, na quarta feira à noite, depois de ouvir um monte notícias sobre a Seleccção, constatei que não tinham falado sobre o exame nacional de Biologia! Eu à espera das opiniões sobre o exame (que eu tambem fiz) e nada! Enfim... o futebol é sempre mais importante. É mesmo o ópio de que falas.

Beijinho*

cαтια. disse...

Não, não é Matemática. Sempre gostei bastante de Matemática e obviamente que a vou ter para o próximo ano e quando for para a Universidade. A disciplina de que falo acaba no 11º e chama-se Filosofia.
Obrigada! O exame de FQ é só daqui a um mês. Vou aproveitar para descansar um pouco. Mas uma ou suas semanas antes lá estou eu a estudar.
Beijinho.

Eric Draven disse...

menos sério mas com o dom da palavra e as verdades que todos comentamos mas que que precisa de ser escrita para os nobres membros do nosso "povinho" acordarem para a dura realidade das figuras tristes que fazem e para verem que a vida não é so futebol (por muito que muita gente e eu incluido gostemos do desporto em questão!) Très bien mademoiselle diana!

Anónimo disse...

Concordo plenamente e acho que era de mandar o Marco Paulo (que se chama João Simão na verdade) em digressão europeia... Realmente é de ponderar...
Mas é um facto que durante campeonatos de futebol não existem tragédias no mundo... Magnifico mesmo...

Bjinho sôr enG.

violent.femme disse...

Ora, o senhor Marx só não disse tal, porque no século XIX ainda não havia a "Feista du futxibóu". Na altura a religião "rullava" mais. Mas vai dar tudo ao mesm, não vai? Usa-se o futebol para esquecer a vidinha miserável. E durante uns dias comem-se os "tremendoins-amendroços" e bebe-se a "cerbock-superveja" e Portugal é grande...ou pelo menos o futebol vai-nos deixando com o rei na barriga.

*